Especialistas discutirão em 28 de outubro economia circular no saneamento na Brazil Water Week

Especialistas discutirão em 28 de outubro economia circular no saneamento na Brazil Water Week

Foto de Mac Mullins no Pexels

Representantes de mais de 15 países estarão reunidos em plataforma digital interativa, de 26 a 30 de outubro, para debater o tema água em seus vários aspectos, baseados no ODS 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.

“De efluentes a recursos: abordagem circular para a sustentabilidade das operadoras de água e esgoto” será um dos temas de destaque da Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil). O mais importante evento internacional sobre água realizado no país será promovido online de 26 a 30 de outubro pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

A discussão faz parte do Tema 8 – Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade. Ao todo, serão 26 sessões em 8 temas principais, mais de 50 horas de conteúdo online e mais de 100 palestrantes. Confira a programação geral – https://www.brazilwaterweek.com.br/resumo-sessoes.

As inscrições para o evento podem ser feitas neste link https://www.brazilwaterweek.com.br/inscricoes

O credenciamento para jornalistas está aberto neste link: https://www.brazilwaterweek.com.br/credenciamento-de-imprensa

A sessão será realizada no dia 28 de outubro, das 17h às 18h30, e terá a participação de Anna Delgado Martín, especialista técnica na Water Unit do Banco Mundial; Diego Rodriguez, especialista em gestão de Recursos Hídricos no Banco Mundial; Gustavo Saltiel, líder global para Água e Saneamento do Banco Mundial. A coordenação e moderação do debate é de Daniel A. Nolasco, consultor em Água e Saneamento na América Latina e Caribe na NOLASCO & Associados S. A.

Até 2030, a população total da América Latina e do Caribe (ALC) será de 718 milhões, com uma concentração urbana de 84%. O investimento necessário para atender aos ODS para saneamento está entre US$ 3,4 e US$ 11,8 bilhões por ano no período de 2016–30.

Para melhorar a situação das águas residuais na região, os países estão de fato embarcando em programas massivos para coletar e tratar águas residuais. A abordagem linear de longa data de captar água doce de uma fonte de superfície ou subterrânea, tratando-a, usando-a, coletando-a e descartando-a não é mais sustentável.

Esta sessão aborda os resultados de um estudo sobre economia circular (desperdício de recursos) realizado pelo Banco Mundial na ALC. O estudo demonstra que a reutilização de águas residuais não é apenas viável, mas também sustentável.

A iniciativa, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reunirá profissionais e empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 – Água e Esgoto para todos até 2030!

Para os participantes, uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento e realizar networking com públicos do Brasil e exterior.

A Brazil Water Week tem patrocínio da Sabesp, Miya, ANA, Suez, Aegea, Cedae, Copasa e Iguá Saneamento.

Sobre a ABES

Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

www.abes-dn.org.br 

Serviço:

O quê: Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil) – Sessão “De efluentes a recursos: abordagem circular para a sustentabilidade das operadoras de água e esgoto”

Quando: 28 de outubro quarta-feira, das 17h às 18h30

Onde: online

Inscrições em: https://www.brazilwaterweek.com.br/inscricoes

Para mais informações, acesse: https://www.brazilwaterweek.com.br/

Patrocínio: Sabesp, Miya, Suez, ANA, Aegea, Cedae, Copasa e Iguá Saneamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.