Foto: Sourav Mishra no Pexels
Representantes de 16 países se reunirão em plataforma digital, interativa, de 26 a 30 de outubro, para debater o tema água em seus vários aspectos, baseados no ODS 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.
“Mudanças Climáticas – Garantindo o Futuro da Água e Construindo Resiliência” será um dos temas de destaque do primeiro dia da Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil), que começa nesta segunda-feira, 26 de outubro, e vai até sexta-feira (30). O maior evento internacional sobre água realizado no Brasil é uma iniciativa da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.
A discussão faz parte do Tema 8 – Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade. Ao todo, serão 26 sessões em 8 temas principais, mais de 50 horas de conteúdo online e mais de 100 palestrantes.
Confira a programação geral aqui.
As inscrições para o evento podem ser feitas aqui
O credenciamento para jornalistas está aberto neste link
A sessão 8.1 acontecerá das 15h15 às 16h45 desta segunda (26) e terá a participação de Babatunde Abiodun, professor da University of Cape Town; Francois Engelbrecht, professor da University of the Witwatersrand; Sin-Shan Chou, coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia e chefe da Divisão de Modelagem e Desenvolvimento do Inpe; e, Narne Hinhichseyer, engenheira de desenvolvimento de projetos na Hamburg Wasser.
A coordenação e moderação do debate é de Brilliant Petja, gerente de Pesquisa em Mudanças Climáticas na Comissão Sul-Africana de Pesquisa em Água.
As mudanças climáticas são uma questão complexa e transversal, com consequências que ameaçam o desenvolvimento e a sustentabilidade da sociedade moderna. A resposta e as intervenções às mudanças climáticas exigem coordenação que permita uma abordagem multissetorial e multinível da segurança da água que lide efetivamente com o estresse hídrico.
Considerando a água como uma restrição e uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável sob um clima em mudança, esta sessão visa integrar a mitigação das mudanças climáticas e estratégias adaptativas nas políticas relacionadas à água, bem como no desenvolvimento e necessidades de adaptação, e integração de um desenvolvimento de capacidade intersetorial.
A iniciativa, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reunirá profissionais e empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 – Água e Esgoto para todos até 2030!
Para os participantes, uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento e realizar networking com públicos do Brasil e exterior.
A Brazil Water Week tem patrocínio da Sabesp, Miya, Suez, Aegea, Cedae, Copasa e Iguá Saneamento.
Sobre a ABES
Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
Serviço:
O quê: Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil) – Sessão 8.1 “Mudanças Climáticas – Garantindo o Futuro da Água e Construindo Resiliência”
Quando: de 26 de outubro, das 15h15 às 16h45
Onde: online – plataforma digital
Inscrições em: https://www.brazilwaterweek.com.br/inscricoes
Para mais informações, acesse: https://www.brazilwaterweek.com.br/
Patrocínio: Sabesp, Miya, Suez, Aegea, Cedae, Copasa e Iguá Saneamento