“Mecanismos de regulação para enfrentar a escassez de água” será tema de debate, no dia 30 outubro

“Mecanismos de regulação para enfrentar a escassez de água” será tema de debate, no dia 30 outubro

Especialistas de vários países se reunirão em plataforma digital interativa para debater o tema água em seus vários aspectos, baseados no ODS 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.

“Mecanismos de regulação para enfrentar a crise devido à escassez de água” será um dos temas de destaque da Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil). O mais importante evento sobre água realizado no Brasil será promovido online de 26 a 30 de outubro pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

A discussão faz parte do Tema 2 – Planejamento e Regulação do evento, ue terá 26 sessões, divididas em 8 temas principais, mais de 50 horas de conteúdo online e mais de 100 palestrantes. Confira a programação geral.  

As inscrições para o evento podem ser feitas aqui.

O credenciamento para jornalistas está aberto aqui

A sessão acontecerá no dia 30 de outubro (sexta-feira), das 13h30 às 15h, e terá como palestrantes Paula Kehoe (SFFWPS), Jorge Werneck – ADASA Paulo Massato (especialista em saneamento) e Carolina Latorre (IWA), com moderação de Helio Castro, da ARSESP

No Brasil, existe uma separação legal entre as responsabilidades pelo gerenciamento e regulamentação do uso da água e a prestação de serviços públicos de saneamento, que incluem o abastecimento de água, às vezes relacionado a diferentes órgãos, bem como a diferentes níveis de jurisdição.

Leis federais distintas tentam conciliar ações para preservar a qualidade e a quantidade de recursos hídricos em sua alocação. As duas regras legais estabelecem a necessidade de compatibilidade e integração entre o planejamento no nível da bacia hidrográfica e os municípios dentro dela. O que no plano legal e institucional seria bem concebido e estabelecido, pode de fato ser um desafio na prática da gestão de recursos hídricos e na prestação de serviços de abastecimento de água. Um exemplo é a redução de perdas reais. Esta não é uma ação de curto prazo e deve ser permanente.

A análise do impacto regulatório deve preceder qualquer medida regulatória, verificar seu escopo e o resultado do problema a ser tratado e minimizar possíveis consequências negativas (ou efeitos colaterais), seja qual for o setor, e levará a medidas e recomendações de viabilidade verificadas, com prazos adequados para conformidade.

A sessão pretende discutir esses e outros mecanismos, a serem adotados pelas agências reguladoras ou propostos e empregados pelos prestadores de serviços de saneamento, e que configuram as melhores práticas nacionais e internacionais.

A realização, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reunirá profissionais e empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 – Água e Esgoto para todos até 2030!

Para os participantes, uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento e realizar networking com públicos do Brasil e exterior.

A Brazil Water Week tem patrocínio da Sabesp, Miya, ANA, Suez, Aegea, Cedae e Iguá Saneamento

Sobre a ABES

Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

www.abes-dn.org.br

Serviço:

O quê: Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil) – Sessão “Mecanismos de regulação para enfrentar a crise devido à escassez de água”

Quando: dia 30 de outubro, sexta-feira, das 13h30 às 15h

Onde: online

Inscrições em: https://www.brazilwaterweek.com.br/inscricoes

Para mais informações, acesse: https://www.brazilwaterweek.com.br/

A Brazil Water Week acontecerá entre os dias 26 e 30 de outubro

Patrocínio: Sabesp, Miya, ANA, Suez, Aegea, Cedae e Iguá Saneamento

Assessoria de Comunicação:

Ana Paula Rogers – 11 9 8493 3662 (VIVO e WhatsApp) –  11 9 5820 0080 (TIM) – anarogers@foco21comunicacao.com e anapaularogers@gmail.com

Suely Melo – 11 9 8839 0380 (WhatsApp) – 11 9 5981 9321 – suelymelo@foco21comunicacao.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.