Especialistas discutirão tarifas do saneamento na Brazil Water Week, evento internacional online, de 26 a 30 de outubro

Especialistas discutirão tarifas do saneamento na Brazil Water Week, evento internacional online, de 26 a 30 de outubro

Convidados de vários países se reunirão em plataforma digital interativa para debater o tema água em seus vários aspectos, baseados no ODS 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.

“Base Regulatória de Remuneração (BRR) de serviços públicos de água e saneamento” será um dos temas de destaque da Brazil Water Week, evento que será promovido online de 26 a 30 de outubro pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (confira a programação aqui). A discussão faz parte do Tema 2 – Planejamento e Regulação do encontro, que terá 26 sessões em 8 temas principais.

A sessão terá a participação de Carlos W. Lebelein (Consultor LMDM), Rui Cunha Marques (Instituto Superior Técnico – Portugal), Helio Castro (ARSESP) e Jemma Sy (World Bank). A coordenação e moderação da sessão é de Marcel Sanches, diretor nacional da ABES.

A Base Regulatória de Ativos (BRA), também conhecida como Base Regulatória de Remuneração (BRR), constitui uma parte relevante das tarifas das concessionárias de água e saneamento. Corresponde ao montante de investimentos prudentes feitos pelos prestadores de serviços que operam sob um regime de eficiência, que são reconhecidos pelo regulador para fins de composição da base tarifária após auditoria e inspeção periódicas, consolidadas nas revisões tarifárias.

As principais abordagens utilizadas na regulamentação para determinar o valor da BRA nas Revisões Tarifárias são: i) financeiras: que buscam manter uma remuneração justa para o negócio; ii) física: que efetua a avaliação dos ativos a partir do custo técnico, cujas referências são os valores necessários para a aquisição e substituição dos ativos; e iii) composto por metodologias híbridas das duas primeiras.

Os órgãos reguladores devem garantir um ambiente estável e confiável e uma estrutura de longo prazo para atrair investimentos em água e saneamento, de acordo com o planejamento estabelecido nos planos e contratos municipais.

Esta sessão visa promover discussões sobre as melhores práticas em torno da formação da base de ativos regulatórios, considerando os diferentes tipos de compras disponíveis, como parcerias público-privadas (PPPs), contratos de desempenho e tradicionais de obras/serviços. Temas como critérios de elegibilidade e prudência dos investimentos a serem feitos podem ser discutidos, trazendo experiências nacionais e internacionais sobre o assunto.

A Brazil Water Week, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reunirá profissionais e empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 – Água e Esgoto para todos até 2030!

Uma grande oportunidade para os participantes compartilharem conhecimentos e realizarem networking com públicos do Brasil e exterior. A Brazil Water Week tem patrocínio da Sabesp, Miya, Suez, Aegea e Cedae.

Sobre a ABES

Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas. www.abes-dn.org.br

Serviço:

O quê: Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil)

Quando: de 26 a 30 de outubro

Onde: online 

Mais informações aqui

Patrocínio: Sabesp, Miya, Suez, Aegea e Cedae

Assessoria de Comunicação:

Ana Paula Rogers – 11 9 8493 3662 (VIVO e WhatsApp) –  11 9 5820 0080 (TIM) – anarogers@foco21comunicacao.com e anapaularogers@gmail.com

Suely Melo – 11 9 8839 0380 (WhatsApp) – 11 9 5981 9321 – suelymelo@foco21comunicacao.com e melo.suelymelo@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.